24 de dezembro de 2010

Expedição Deserto do Atacama

Eu realmente sou apaixonada por viagens!!! Seja de carro, navio , avião, jipe!!!! Se me chamarem pra viajar minhas "roupitias" pulam pra dentro da mala rapidinho!!!!hahaha!!!
E pra mim, viagem interessante não é apenas um tour pela Europa, uma ida a New York ou Miami(adoro esses lugares também,ok!). Gosto de ir além!!!! Tve a sorte de me casar, com um homem que assim como eu adora conhecer o mundo!!! Temos um grupo de amigos divertidíssimos, que quase sempre se reúne e planeja "expedições" interessantes pelo mundo afora. Um dos primeiros passeios que fiz com a "turma" foi essa viagem até o deserto do Atacama, onde fizemos o percurso em uma Land Rover. Foi uma experiência maravilhosa, e por isso quero dividí-la com vocês.
Adesivamos os 3 carros que participaram da expedição!!!!A diversão começou aí,pois onde parávamos o pessoal vinha conversar conosco.      




A viagem começou no dia 27/12/2006, saímos de Penápolis de madrugada, e estávamos todos equipados com rádio PX, para facilitar a comunicação entre os carros. Eu que a princípio estava achando tudo maluquice adorei!!!Conversávamos a viagem toda pelo rádio!!!!Impossível contar em poucas linhas todo o roteiro percorrido, por isso vou dividir com vocês as melhores fotos e descreve-las.


Nossa turma uniformizada e tudo!!!


Em Susque, na Argentina, devido a altitide de 4.800 metros passei mal!!!Nauseas e tontura devido à falta de oxigênio no ar. Graças a Deus o hotel tinha a bombona!!!!hahaha faz parte da aventura!!!!
A vista da chagada ao salar é incrível!!!!



Os moradores da região extraem o sal para comercializa-lo.Não é recomendado ficar muito tempo no sol aí pois devido a "brancura" você se queima muuuito rápido!!!
O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile com cerca de 200 km de extensão e é considerado o deserto mais alto e mais arido do mundo, pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.
As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto, uma delas muito conhecida é San Pedro do Atacama ou São Pedro do Atacama que tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2.400 metros de altitude por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.
Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte

Passeios que valem a pena:

Valle de la Luna A 12 Km de San Pedro, localizado na Cordillera de Ia Sal, o Valle de Ia Luna é uma extensão de terra e areia avermelhadas com formações rochosas singulares, como as Tres Marias, um rochedo de três pontas, e outras vistas impactantes. Parte do solo é coberto de sal branco, o que dá ainda mais a impressão de estar em um ambiente não terráqueo. 0 entardecer é um momento especial, quando as cores ficam ainda mais fortes e belas. Na grande cratera central há uma impressionante duna de areia, onde um estreito caminho em seu topo leva a um dos mais concorridos miradores. De lá, pode-se ver o pôr-dosol no céu magenta, em meio aos vários picos andinos. A noite também é bela no vale. 0 brilho da lua reflete no chão de sal e as sombras são fortes e bem definidas no solo, como se fosse dia. Aos que têm mais tempo, chegar lá de manhã e passar o dia vendo a mudança de cores e sombras até a noite é um excelente programa. É um dos locais que mais atraem turistas em San Pedro. 0 acesso se dá por carro, bicicleta ou passeio organizado das agências.
Garrafinha de água SEMPRE na mochila, uma dica pra quem for pra uma aventura dessas!!!


Quando o sol se põe a temperatura cai bastante, uma dica é ter sempre na mão um agasalho quentinho.

Tivemos muita sorte pois depois do por do sol, veio a lua cheia!!!Foi liiindo!!!

Laguna Cejar : lagoa salgada onde as pessoas flutuam; a água cheira enxofre. Nadamos na lagoa de águas salgadas e frias, impressionante: boiar pela alta concentração de sal, água  vinda do sub-solo, todos se divertiram muito. Fizemos várias fotos dos aventureiros, só que o retorno foi uma piada, pois nós ,espertos que tiramos o sarro dos que não entraram na água sentimos o que é o sal cristalizar quando a água seca no corpo, ficamos brancos de tanto sal que pinicava como carrapicho!A sorte foi que levamos uns galões grandes de água no jipe e deu pra "tomar um banhinho" e tirar o excesso de sal!!!
No ourto dia após passearmos pelo deserto paramos em uma vilazinha com apenas tres ou quatro casas.Notamos ser um dia especial, um grupo de atacamenhos trabalhavam em um curral, com aproximadamente 450 lhamas fechadas. Não sabemos se eram Chilenos ou Bolivianos, uma vez por ano, a família se reúne para marcar as lhamas, costuram lãs coloridas nas orelhas, como identificação e por acreditarem que assim elas estão protegidas pelos espíritos..É uma festa típica, onde eles cantam,dançam, evocam os santos/espíritos para proteger os animais. Toda a família, dos mais velhos até as crianças. Tivemos que pedir permissão, o Rafael (meu marido), político, cuidou dos entendimentos com o mais velho para podermos entrar no curral e tirar fotos. Eles bebiam pisco (bebida atacamenha, destilada de uva) e mascavam folhas de coca, num canto do curral uma fogueira com muitas ervas queimando em meio à madeira deixando no ar uma fumaça branca, densa e de cheiro muito forte.Deixamos de presente pra eles caixas de chocolate, champanhe que tínhamis do ano novo, bolachas, camisetas da expedição...eles ficarão super agradecidos!!!! O líder da família deu até beijinhos nas meninas, nos recebeu de forma muito amigável.  A energia do local era intensa!!!


Uma das coisas mais legais nas viagens é que sempre encontramos pessoas simpáticas e agradáveis em qualquer parte do mundo!!!!





Vale a pena também:
-Passear nas feirinhas de artesanato e lojinhas de São Pedro.
-Visitar o museu da cidade.
-Ir conhecer o centrinho histórico ver onde começou a cidade.
-Contratar um guia local pra te levar pra um passeio off road no deserto e o vulcão Licancabur .
-Visitar os Geisers del Tatio

O destino final da viagem foi  Iquique , uma cidade muito grande, de movimento, carros bons, cidade portuária, zona franca do Chile e de entrada de produtos vindos do mundo inteiro principalmente da Ásia como, por exemplo, toda a frota de carros e caminhões. Esta região já pertenceu ao Peru e foi tomada pelos chilenos no final do século XIX, no que ficou conhecido como a Guerra das Esmeraldas, a luta era pelas minas da região, principalmente de cobre.

Encontramos um hotel muito bom,chamado Terrado Club. Fomos conhecer o ZOFRI (Shopping da zona franca) enorme, com muitas lojas boas com tudo o que se pode imaginar, produtos vindos do mundo todo, os chilenos vêem até Iquique para fazer compras, podem comprar até US$ 1.000,00 por pessoa.Pois é pessoal, em lugares que ninguém imagina dá pra encontar lojas bem interessantes!!! O "forte" mesmo de lá eram os eletronicos e coisas para os homens tipo GPS e guinchos para trilheiros.
A volta foi pela estrada Panamericana, pelo alto da Cordilheira do Andes, no meio do deserto.
 




Praia em Iquique
 Cada vez que tenho a oportunidade de fazer uma viagem do "tipo aventura" fica maravilhada com o mundo. Hoje posso dizer ,depois de algumas aventuras que fiz (tem mais gente!!!mais pra frente posto outras!!!) que não existe um lugar que eu não tenho vontade de conhecer... quero conhecer cada continente, e sei que em cada um deles haverá encantos únicos!!!
Ahhh, um detalhe!!!Percorremos quase 9.000Km em 17 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário